Idiomas English Version

Home > Governança Corporativa > Mensagem da Administração

Mensagem da Administração

O ano de 2016 no Brasil foi marcado pelo segundo ano consecutivo de retração da economia, pelo impeachment da presidente da República e o contínuo combate à corrupção no país. O desemprego atingiu o maior nível nos últimos cinco anos e, em conjunto com a maior restrição ao crédito, impactou o poder de compra da população. Este cenário afetou diretamente os negócios da Votorantim S.A. ("VSA") voltados ao mercado interno, principalmente, cimento, alumínio e aço.

No mundo, eventos inesperados marcaram o ano, incluindo a decisão dos britânicos de se separarem da União Europeia, a transformação das economias europeias por conta das ondas migratórias e o resultado da eleição norte-americana. Esses fatores culminaram em um modesto crescimento da economia mundial.

Nesse contexto, a VSA e suas investidas mantiveram o foco em preservar sua qualidade de crédito, por meio da preservação de liquidez e da redução de risco de refinanciamento. O planejamento e a visão de longo prazo permitiram que as empresas estivessem preparadas para um cenário mais desafiador.

Apesar de nenhum novo projeto relevante de expansão ter sido aprovado desde 2015, todos os investimentos já aprovados foram mantidos. Em 2016, os investimentos consolidados totalizaram R$ 3 bilhões, sem considerar a Fibria, que investiu R$ 4 bilhões no projeto Horizonte 2. A Votorantim Cimentos concluiu seus projetos de expansão no Brasil e na Bolívia, além de dar continuidade a novas fábricas na Turquia e na América do Norte. A Votorantim Metais manteve seu foco nos investimentos que permitirão a extensão da vida útil de suas minas, com destaque para o projeto em Vazante (MG). O projeto Ventos do Piauí, que compreende sete parques eólicos, encerrou o ano com 17% de execução física, em linha com cronograma planejado.

A estrutura de holdings foi simplificada: a Votorantim Industrial (VID) incorporou a Votorantim Participações (VPAR) e passou a denominar-se Votorantim S.A. (VSA). A VSA detém as participações em todas as empresas investidas e teve seu papel de gestora de portfólio realçado.

Em 2018, a Votorantim completará 100 anos de existência e a VSA, por meio da influência sobre suas investidas, busca perenizar seus negócios prepará-los para o futuro.

A Administração